terça-feira, 18 de outubro de 2011

D. W. Griffith e Edwin Stanton Porter

       David Llewelyn Wark Griffith, geralmente conhecido por D. W. Griffith (22 de Janeiro de 1875 – 23 de Julho de 1948) foi diretor de cinema estadunidense. É mais conhecido pelo seu controverso filme O Nascimento de uma Nação.
Foi um realizador de cinema norte-americano, um dos maiores do início da cinematografia, introdutor de inovações profundas na forma de fazer cinema, considerado o criador da linguagem cinematográfica.

        Antes de chegar ao cinema, trabalhou como jornalista e balconista em lojas e livrarias. Griffith iniciou-se no cinema em 1908, com os chamados curta-metragens, que duravam entre 15 e 18 minutos. Tendo realizado cerca de 450 filmes entre 1908 e 1913. É o primeiro a utilizar dramaticamente o close, a montagem paralela, o suspense e os movimentos de câmara.
Em 1914, começou a dirigir filmes de longa-metragem. Em 1915, com O Nascimento de uma Nação(1915), sobre a Guerra Civil Americana, realiza a primeira longa-metragem americana, tido como a base da criação da indústria cinematográfica de Hollywood.
Em Intolerância (1916), usou quatro histórias diferentes, paralelas, para conduzir sua mensagem. Corações do Mundo (1918) tem como cenário a Primeira Guerra Mundial, e combina ficção e documentário.

        A montagem paralela, isto é, a alternância de duas ou mais linhas de acção, e o salvamento no último minuto são duas formas de construir o suspense, e foram exploradas exaustivamente por David Griffith. O travelling é outra das inovações introduzidas por ele.
É considerado por muitos como um visionário do cinema, e ficou conhecido pelas polêmicas em que se envolveu, principalmente a nível político.

Edwin Stanton Porter

Edwin Stanton Porter (Connellsville, Pensilvânia, 21 de abril de 1870 – Nova York, 30 de abril de 1941) foi um cineasta norte-americano do final do século XIX e início do século XX, um dos pioneiros do cinema. Ficou famoso por dirigir vários filmes para o Edison Studios, de Thomas Edison.
Fundindo o estilo documentalista dos Irmãos Lumiére e as fantasias teatrais de Georges Méliès, Edwin Porter desenvolve, em 1902, os princípios da narrativa e da montagem com o filme "Life of an American Fireman", e consolidados um ano mais tarde com " The Great Train Robbery", um filme de 8 minutos, com inovações como a montagem de planos realizados em diferentes momentos e lugares para compor uma narrativa, que foram decisivas para o desenvolvimento do cinema. Foi o primeiro grande clássico do cinema americano que inaugura o género western e marca o início da Indústria Cinematográfica.

Início da carreira




Edwin Porter era filho de Thomas Richard Porter, um comerciante. Após frequentar escolas públicas em Connellsville e Pittsburgh, Porter trabalhou, entre outros trabalhos ocasionais, como patinador de exibição, pintor de placas e operador de telegrafo.
Por um tempo foi empregado do departamento elétrico da William Cramp & Sons, uma fabricante de barcos e motores da Filadélfia, até que, em 1893, alistou-se na Marinha dos Estados Unidos como eletricista. Durante os três anos de serviço mostrou aptidão como inventor de aparelhos elétricos para aprimorar as comunicações.
Porter começou a trabalhar com filmes em 1896, o primeiro ano em que estes foram comercialmente projetados em telas grandes nos Estados Unidos. Ele estava empregado na empresa Raff & Gammon, agentes de filmes em Nova York, quando viu um equipamento feito por Thomas Edison. Então saiu para tornar-se um projecionista, viajando com uma máquina concorrente, o Projetorscópio Kuhn & Webster. Viajou pelo Caribe e pela América do Sul, exibindo filmes em feiras e locais abertos. Depois realizou um segundo tour por Canadá e Estados Unidos. Retornando à Nova York, trabalhou como projecionista e tentou, sem sucesso, criar uma fábrica de câmeras e projetores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário